quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um meio bem machista...



Esses dias ela se pegou em três situações bem inusitadas e que, ao mesmo tempo comprovam o quanto o meio instrumentista é machista.

Certo dia, lá estava ela indo com o seu violão pra casa quando é surpreendida por um moço com a seguinte frase: "Esse povo... coloca um violão nas costas só pra dizer que sabe tocar... mulher então!".

É... por razões desconhecidas por ela mesma, não respondeu e tão pouco deu importância, mas chegou em casa com isso na cabeça... e deixou passar...

Alguns dias depois, foi pelo mesmo caminho deixar o violão na casa de um amigo e ao retornar sem o mesmo, o mesmo moço (ele mesmo!) resaltou: "Ué, cadê o violão? Desistiu?".

Da mesma forma como antes, ela pouco se importou. Pra quê, não é mesmo?

E por fim, depois de um dia exaustivo, ela, com seu violão nas costas foi indagada com cara de espanto de quem fez a pergunta: "Você toca também??".

Pois é... mas o interessante foi a resposta do anjo ao seu lado: "Toca, canta, sapateia...".

E ela percebeu que dom não fica estampado na testa como culpa, tristeza, mágoa ou medo...

Não na dela.

Tinha dias que ficava sem sono e, por isso passara tempos em compania de tão somente o som de seu violão. Lindo, elétrico, compacto, amortecido, leve, preto... São muitoa adjetivos pra falar sobre...

As vezes pegava abuso... e deixava o coitado de lado. Os pulsos doíam, as costas doíam, a posição era ruim, o exercício era dificil... e lá mesmo ficava.

Se distraía com outra coisa.

Mas bastava ouvir um som, ou se lembrar de como é gostoso, ou ainda ter a sensação que descobriu um novo acorde, lá estava ela novamente 'garimpando' o preto dela...

Mas hô meio pra ser machista!

A mulher não é bem vista com um instrumento! O único aceitável pela sociedade é a colher de pau. E só. Basta uma mulher estar portando um instrumento musical pra ouvir alguma piadinha ou ser olhada de canto de olho com um ar de dúvida.

Na área ministerial é um pouco diferente...

A mulher até pode portar um instrumento, desde que esteja segurando para alguém...

Alí elas podem apenas cantar... e mesmo assim ouvindo piadinhas e olhares de desconfiança... e só.

É bem dificil de ver também mulheres famosas tocando.

As que são vistas, geralmente é em uma música ou outra, ou numa participação 'especial' ou ainda como dublê...

Como diz o anjo: "Você é ousada...!". E é mesmo.

Na verdade são todas que se atiram nesse mundo cão, de homens e até mesmo mulheres machistas que não conseguem se enxergar capazes de fazer algo além das coisas que as pessoas são abtuadas a esperar que as façam.

E ela está feliz por ser uma das que se lançaram! Feliz por fazer o trabalho bem feito e com dedicação, e que, apesar do pulso aberto, das crises de refluxo ou de lapsos de desânimo, lá estava ela, de pé e... escutando elogios!

Elogios de pessoas que não a conhece, de algumas conhecidos e daqueles com opnião suspeita.

E a melhor parte é perceber que ela mesma cresceu... Cresceu e estava com gana. Gana de aprender, de estar perto daqueles que ensinam e, de certa forma, passar as coisas que já sabe...

Percebeu que o dom deve ser passado adiante. Que assim como Deus concedeu, ele pode tirar... Os ramos devem dar frutos, pois aqueles que não dão são cortados.

E viva aos músicos-táxis!!

Nenhum comentário: