sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Confiar


"Mas eu confio em ti, ó Senhor; e digo: Tu és o meu Deus!" (Salmo 31:14)


Ela estava olhando alguns quadros de pintores famosos. Um amigo havia mandado um convite para uma exposição, mas que por falta de tempo não havia visto a tempo o e-mail e teria ela perdido a oportunidade.
Não querendo parecer fora do assunto, pensou:
 - Vou olhar algumas obras desse pintor pra me fazer entendida, caso ele venha a comentar sobre...
O artista em questão é Nicolas Poussin(1594-1665), é um pintor francês mas residiu maior parte de sua vida em Roma. É um dos maiores representantes do classicismo do século XVII.
Mas a obra que mais a impressionou foi essa, chamada "A cura do cego de Jericó".
Sendo um dos cegos, Bartimeu.
Aquele cego que tanto conhecemos, que grita pela compaixão de Jesus e persiste em gritar mesmo quando repreendido pelos discípulos. Esse mesmo cego (e mendingo) que ao chegar perto de Jesus - ao qual o chamou pelo nome - roga pela sua cura.
O fato interessante nisso tudo é, Jesus não vê a cegueira simplesmente, mas todas as mazelas e doenças da alma que afligem aquele homem e então o pergunta que queres. O cego prontamente responde que quer enxergar, e mais uma vez Jesus o manda ir, agora enxergando pois a fé daquele homem que o salvou.
Mas voltando ao quadro.
É lindo a forma como o artista expressou a cena. No semblante das pessoas em volta, algumas desconfiadas, outras com medo e, alguns discipulos descrentes, talvez...
Mas, parando pra observar mais além da cena, ela se deparou com os degraus no canto esquerdo. Mais precisamente a bengala deixada.
Foi daí a sua reflexão.
Um dos cegos estava alí! E ao saber que Cristo estava se aproximando, deixou prontamente a bengala. Estava tão certo de sua cura que a deixou. Estava certo que não precisaria mais nela.
Saiu na direção de Cristo sem ao menos enxergar...
E mais uma vez a tal esperança cega!!

 - Como seria bom se todos nós tivéssemos a fé daquele cego! Falou ela.



Deixaríamos de nos queixar de tudo, confiaríamos mais nas promessas de Deus, entenderíamos que tudo é possível para o Senhor e que a nossa bênção viria a qualquer momento.
Não haveria tanta angústia e as aflições que experimentamos seriam muito menores!!

O que sempre fazemos e dizer que confiamos...
Mas confiar no Senhor não é apenas lhe pedir coisas, mas crer, de antemão, que seremos atendidos naquilo que for melhor para nós.

Crer para ela é saber esperar, é receber um não da mesma forma que recebemos um sim, é caminhar em direção ao nosso sonho mesmo antes de vê-lo concretizado.
É agradecer ao Senhor por Seus cuidados, por Sua amizade, por Sua mão estendida toda vez que tropeçamos, mesmo que isso nos passe despercebido...
Mesmo que ainda estejamos cegos para ver isso...

Nenhum comentário: